Saber a diferença entre o Coaching e Mentoring ajudará você na melhor escolha na hora de buscar orientação para sua carreira.

É comum, que ao longo da nossa jornada profissional queiramos crescer e sermos mais realizados.

Fazer a escolha das melhores capacitações, da melhor carreira, ser bem-remunerado, promovido e mais realizado no trabalho e, consequentemente, em todas as áreas da vida. Ter sucesso, ser reconhecido, tudo isso, faz parte dos objetivos da maior parte dos trabalhadores em todo o mundo. Algumas pessoas conseguem alcançar esses resultados mais rapidamente e outras, nem tanto, pois se encontram, por vezes, perdidas, sem foco, desgastadas, sem saber por onde começar e até mesmo, com pouco tempo para fazer tudo que gostariam. 

Nessas situações, é comum o profissional buscar a ajuda de Coaching ou Mentoring. Porém, antes de fazer a melhor escolha, é imprescindível saber a diferença entre eles:

Coaching e Mentoring são duas soluções distintas, mas que normalmente causam confusão durante a escolha, devido as similaridades de seus processos. Mas, para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para crescer profissionalmente, vou deixar mais claro esses dois processos aqui:

💎COACHING (Aprendizado de dentro para fora): É o processo que conduz uma pessoa a desenvolver capacidades e cognitivas comportamentais, por meio de ferramentas cientificamente comprovadas, para o alcance de metas e objetivos, dentro de um prazo definido.

  • O Coaching não tem como propósito o aconselhamento, consultoria ou mentoria, não se trata de terapia e não “dá aula” com teorias e respostas prontas.
  • O Coach (profissional) CONDUZ o Coachee (cliente) a partir do seu estado atual (presente) para a chegada no seu estado desejado (futuro), usando estratégias que proporcionem maior desempenho, tarefas e ações práticas;
  • O Coach (profissional) não precisa necessariamente ter experiência na mesma área/profissão em que seu Coachee (cliente) para lhe conduzir e, uma de suas premissas, é o “não julgamento”;
  • Usa metodologia, que tem como base principal, o uso de perguntas, ferramentas e de técnicas para o encontro das respostas certas para as questões apresentadas, ajudando o Coachee a desenvolver seus pontos fortes e potencialidades, eliminar interferências, aumentar o foco, disciplina e mudanças comportamentais, através do autoconhecimento e autoaprendizagem;
  • Ideal para desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais).

Se o seu objetivo é o de alcançar um dos resultados abaixo, o Coaching de Carreiras é a especialidade que te ajudará a realizá-los:

  • Quer fazer a mudança de emprego/profissão de forma segura;
  • Quer desenvolver comportamentos assertivos para se posicionar profissionalmente em um novo cargo, nicho, desafio em qualquer lugar que esteja;
  • Quer desenvolver o comportamento de liderança e empreendedor;
  • Quer melhorar a sua performance profissional, ganhos e crescimento na sua área de atuação, organização, carreira, projetos e aumentar a sua vantagem competitiva no mercado;
  • Têm dúvidas em que atuar como profissional em qualquer idade, durante a aposentadoria e em outro país;
  • Deseja melhorar os relacionamentos interpessoais, autocontrole, comunicação, disciplina, descobrir e usar seus pontos fortes e eliminar a procrastinação e os comportamentos autossabotadores, entre outros.

🧠MENTORING (Aprendizado de fora para dentro): É o processo realizado para transferência de conhecimento e experiência em determinada área, competência, habilidade, profissão.

  • Mentoria não é Coaching, mas pode usar ferramentas de Coaching para acelerar os resultados do (a) Mentorado (a). Não é aconselhamento, autoajuda e nem terapia também;
  • É realizado por um (a) Mentor (a) (tipo de professor) especialista, experiente e com alto know-how em determinado assunto, área, conhecimento, nicho, mercado, profissão.
  • O processo de Mentoria é orientado a partir de análises iniciais, que incluem a avaliação do estado atual, pontos de melhoria, necessidades e objetivos, entre outros. E, a partir daí, são criadas estratégias, planejamento e ações orientadas pelo Mentor a serem realizadas pelo Mentorado;
  • Diferentemente do Coach, o Mentor precisa ter experiência no conhecimento que seu (sua) Mentorado (a) tem como necessidade;
  • Ao longo de todo o processo, além das orientações específicas, a Mentoria envolve a aplicação de atividades práticas, acompanhamento e uso de ferramentas, dentro de um prazo determinado (conforme análises realizadas, estratégias e ações) e método validado, utilizado pelo (a) Mentor(a) experiente.
  • Ideal para desenvolvimento de hard skills (habilidades técnicas).

Se o seu objetivo é receber orientação profissional para se posicionar e recolocar no mercado de trabalho e crescer em sua carreira, de ter o seu próprio negócio/empreender , desenvolver competências técnicas de liderança e na sua área de atuação/profissão, e até mesmo, escrever aquele tão sonhado livro e lançar o seu projeto digital em 2021, de forma mais rápida e direcionada, o Mentoring é o processo mais indicado para você.

Imagine-se aprendendo tudo isso em 03 (três) meses, poder reutilizar esse aprendizado eternamente, através de um profissional que já fez o caminho e possui décadas de experiência e conhecimento, como um (a) Mentor (a) tem. O que você preferiria? Contratar um (a) Mentor (a) para ajudá-lo de forma mais rápida ou fazer o caminho mais demorado e incerto sozinho?

 

Agora, sabendo da principal diferença entre Coaching e Mentoring, qual desses dois processos você escolheria para te ajudar a crescer na sua carreira agora?

Fale conosco! Queremos te ajudar neste momento!

Abrir bate-papo
1
Olá! Estamos online 👋
Bem-vindo(a)! 🚀
Como podemos ajudar?