A profissão de coach é uma das que mais crescem no mundo e estima-se que pelos próximos anos, ela cresça ainda mais. Isso se deve ao fato de que estamos vivendo numa era de transformações rápidas, e é necessário que o indivíduo esteja preparado para lidar com todas as mudanças na velocidade em que elas acontecem. Além disso, como profissional, ele deve se adequar aos skills comportamentais e socioemocionais para que performe melhor diante dos desafios dentro das organizações e no mercado, e para ajudar as pessoas a alcançarem essa necessidade, a busca por coaches bem conceituados e experientes estará cada vez maior.No entanto, com a popularização da carreira de desenvolvimento de pessoas, se diferenciar dentro desse mercado é algo que só pode ser conquistado por quem se prepara com dedicação e com o apoio das melhores ferramentas e profissionais. Com mais de 10 anos de experiência ajudando coaches de todos os níveis, sintetizei neste artigo três passos para alavancar a sua carreira de coach como foco em construir o seu diferencial para ser procurado pelos clientes certos e destravar sua carreira.
1º Passo: Defina o nicho, subnicho e sub-subnicho de mercado O nicho é uma parte de um mercado específico, o subnicho é uma parte menor deste mercado e o sub-subnicho é uma fatia desta parte menor do mercado. Por exemplo, o meu nicho é carreiras e eu estou falando para quem está interessado em carreiras. Mas dentro de carreiras, tem profissionais que estão interessados em concursos públicos, preparação para vestibulares, artes, música etc. No entanto, eu trabalho com posicionamento e ascensão de carreiras de líderes, coaches e profissionais de desenvolvimento humano. O fato é que eu ajudo esses profissionais a fazerem a sua transição de carreira até crescerem em suas profissões e negócios. Mas será que é fácil definir o nicho assim, logo de “cara”? Eu por exemplo, para escolher o meu nicho, subnicho e sub-subnicho, uni toda a minha experiência, aptidão, estudo e muitos testes até me tornar uma referência nele e criei um método exclusivo que ajuda os profissionais que eu desenvolvo, na escolha certa de qual é a parte e “partezinhas” do mercado que eles querem atuar. E para você começar a definir o seu nicho, subnicho e sub-subnicho, escolha aquele que:É capaz de gerar a transformação que o seu público e mercado buscam; Esteja adequado aos skills que você domina e/ou precisa se aperfeiçoar para dominar e realmente gerar a transformação que promete; Esteja alinhado com o seu propósito, missão e objetivos (inclusive financeiros).É importante você saber que em um mercado concorrido como o de Coaching, assim, como em qualquer outra profissão e negócio, a inovação é indispensável e ela começa a partir do momento que você define bem esse primeiro passo.Se hoje, alguém te perguntar, qual é o seu nicho no Coaching, o que você responderia?
2º Passo: Tenha consistênciaMuitos coaches almejam ser uma referência no mercado, mas poucos sabem o que isso significa na prática. Ter um nicho bem definido, estudar nas melhores escolas de Coaching do Brasil e do mundo, ter centenas de certificações internacionais e ter um perfil que chama a atenção nas redes sociais vale muito, porém, isso não é suficiente para alavancar a sua carreira. É necessário ter consistência entre o que vende e o que faz, entre o que você é e o que oferece. Para ser um coach de confiança é indispensável que o Coaching faça parte do seu próprio DNA. Ou seja, as pessoas sabem quando você é um profissional de verdade, não pela propaganda que faz, mas pelo que realmente entrega, como age e se comporta em ambientes diferentes e diante dos seus próprios resultados. O primeiro case de sucesso tem que ser o seu. Faça testes, pratique o Coaching com o máximo de pessoas que você puder antes de oferecê-lo no mercado e tenha uma meta razoável de cases de sucesso. Mas por que isso é importante? Porque essa é uma excelente prova social e serve como evidência de que pessoas atendidas por você realmente atingiram os objetivos. Para isso, não tenha vergonha de pedir depoimentos, mas lembre-se que a melhor propaganda é a mudança provocada no seu coachee, pois ela despertará a curiosidade em outras pessoas, e adivinha quem o seu coachee contará que o ajudou? Claro, será você! Frequentemente, meus coachees e mentorados me indicam antes mesmo de seus processos serem concluídos. Porém, a transformação que acontece no coachee, varia de caso para caso e do quanto o seu trabalho como coach está evoluindo com ele.Agora responda para si mesmo: O que as pessoas dizem sobre você hoje? O que você quer que elas digam sobre você amanhã?
3º Passo: Faça da sua profissão de Coach um negócio de Coaching
É comum vermos coaches deslumbrados com a sua profissão, missão e com a mudança que ajudaram a promover no outro, e tudo isso é realmente maravilhoso. No entanto, mais do que pensar o Coaching como uma carreira, é necessário vê-lo como um negócio. Ele precisa ter um metas claras, uma gestão firme e focada nos resultados, precisa ter como centro do negócio a satisfação do cliente, um planejamento financeiro adequado à realidade atual e aos sonhos futuros, processos bem determinados. A seriedade que você aplica na gestão do seu negócio é capaz de potencializar e muito o nível de confiança que seus potenciais clientes estão dispostos a depositar em você, bem como o quanto eles estão dispostos a investir para atingir os resultados que você quer ajudá-los a conquistar.Você crescerá de acordo com a forma que se posiciona hoje para crescer. Seu negócio vai até onde os seus olhos estiverem preparado para alcançar. Como mentora de coaches, ouso dizer que o sucesso não é para poucos, ele é para aqueles que sabem quem são e onde querem chegar, que se posicionam, agem e que não se acomodam com ele. Se você acredita que precisa de ajuda para construir o seu diferencial e tirar sua carreira do marco zero, preparei um e-book gratuito que pode te ajudar. Ele se chama "Os 10 Piores Erros do Coach em Início de Carreira". Cadastre-se abaixo para receber o material ainda hoje em seu e-mail!
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