Você tem se sentido entediado ou frustrado no trabalho ultimamente? Ou você trabalha em um setor com oportunidades de emprego em queda ou estagnação salarial?
Ficou por mais de 10, 20 anos na mesma carreira, as competências que têm são voltadas únicas e exclusivamente ao que fez por toda vida e encontra dificuldades para se reencontrar no mercado de trabalho?
Talvez você tenha sido recentemente dispensado ou demitido e esteja pensando em seguir uma direção totalmente nova ou quem sabe, não gosta mais da sua profissão, que se formou, se sente desmotivado para trabalhar e investir nela.
A melhor maneira de impulsionar sua carreira
Se você é um profissional pensando em fazer a sua transição no meio da carreira por qualquer motivo, aqui está uma boa notícia: a transição para uma nova carreira e indústria não significa que você precisará começar “do zero” na carreira. Comece avaliando a sua situação atual, quem é você e a sua trajetória até aqui, o que você quer fazer e qual trabalho o faria feliz.
Dê uma olhada nesta orientação para saber se você deve mudar de emprego ou mudar de carreira.
Se você estiver mudando de setor, provavelmente também desejará examinar as perspectivas do novo setor.
Em seguida, veja como criar um plano de transição para garantir uma mudança de carreira bem-sucedida.
Por que você quer fazer a transição — e para quê?
Se você atingiu o nível de meio de carreira, trabalhou por cerca de 10 anos, se não mais. Não é irracional que você sinta um desejo de mudança. A questão é: qual é a mudança certa para você?
Aqui estão algumas das possibilidades a serem consideradas:
Um novo emprego no mesmo campo
Se você gosta fundamentalmente do seu trabalho e está engajado em sua área, pode querer apenas um novo desafio ou mudança de emprego.
Nesse cenário, pode ser que não esteja mais gostando do trabalho específico – o ambiente, os colegas que trabalham com você, liderança, o horário, a cultura, a rotina, falta de oportunidades de crescimento etc.
Muitas vezes, trabalhadores profissionais em meio de carreira são promovidos a cargos de gestão que são menos satisfatórios pessoalmente do que quando trabalhavam diretamente em projetos.
Se for esse o seu caso, você pode escolher fazer um downgrade de função dentro da sua área de atuação.
Uma nova carreira em diferentes setores, usando habilidades semelhantes
Se a sua área de atuação está em declínio ou se tornando obsoleta, ou você se sente pronto para uma mudança significativa de foco, um trabalho que utilize suas mesmas habilidades, mas com um toque diferente, pode ser sua melhor opção.
Por exemplo, um jornalista pode querer mudar para relações públicas, ainda usando habilidades de narrativa e comunicação, mas atuar em uma profissão diferente.
Mudança geral
Às vezes, a mudança de vida e para uma carreira totalmente diferente são necessárias. Durante a carreira, muitas pessoas querem reinventar completamente sua vida profissional (e a si mesmas!).
Pense no trabalhador corporativo que deseja deixar a cidade e morar e trabalhar em uma fazenda. Essa é uma grande transição, mas é factível.
Dê uma olhada nessas dicas para avaliar se sua carreira precisa de uma reforma:
- Avalie os principais motivos que estão influenciando a mudança geral da sua carreira de forma clara e consciente;
- Fale com colegas de trabalho e amigos e obtenha a opinião deles. Essas conversas podem ajudar a esclarecer o tamanho da mudança que você deseja fazer.
- Faça um levantamento de todos os empregos que você já teve, desde os trabalhos na adolescência e estágios até a ocupação mais recente, para obter mais informações sobre o que você faz bem, suas competências e da sua trajetória profissional.
Crie um Plano de Carreira
Depois de identificar a sua trajetória profissional até aqui, você precisará avaliar quais habilidades possui, quais opções de carreira você têm para seguir e quais habilidades você precisará desenvolver. Em alguns casos, você poderá mudar de carreira sem fazer uma nova formação.
Identifique suas habilidades atuais: Liste todas as suas habilidades técnicas e comportamentais. Que habilidades e talentos você possui e como eles podem ser aplicados à sua nova carreira?
Lembre-se, como trabalhador experiente, você está com sorte. Ao contrário de um funcionário de nível básico, você não está começando do zero.
Se você trabalhou na produção de televisão, por exemplo, mas quer mudar para recursos humanos, suas habilidades interpessoais, bem como habilidades de resolução de problemas e um talento especial para fazer malabarismos com tarefas e gerenciar personalidades, podem ser extremamente úteis.
Identifique as habilidades que você precisa ter: Em seguida, veja os anúncios de emprego para a posição que você deseja ter. Que requisitos estão listados? Lembre-se, você não precisa ter todos os requisitos listados em um anúncio de emprego para se candidatar, mas há alguns que geralmente são decisivos:
- Você pode precisar fazer um curso ou obter um diploma ou, uma certificação.
- Você pode precisar fazer um corte de salário e começar em uma posição de nível inferior ao que está atualmente.
- Ou talvez, você precise pensar em maneiras criativas de adicionar experiência ao seu currículo, como assumir uma posição de voluntário que permite que você aprenda novas habilidades.
Use todas essas informações para criar uma linha do tempo e uma lista de tarefas para sua transição para um novo trabalho – isso pode envolver aulas, trabalho voluntário, entrevistas informativas ou outras etapas.
Depois de identificar sua carreira ideal, seu próximo passo é elaborar um plano de ação de como obtê-lo. Você precisará se envolver com considerações do mundo real (pense: contas mensais, escolas de seus filhos etc.) para garantir que sua carreira dos sonhos seja realista com base em suas responsabilidades existentes.
Táticas de transição para candidatos em meio de carreira
Você identificou as habilidades transferíveis que você pode trazer para sua nova carreira, bem como as habilidades que você precisa adicionar. Agora, aqui estão algumas estratégias para tornar sua busca de emprego em um novo setor um sucesso.
- Atualize seu currículo: Apoie-se fortemente na declaração de resumo ou na seção de objetivos para expressar sua história e mostrar como suas habilidades e habilidades atuais são transferíveis. Além disso, confira dicas sobre o que cortar de um currículo no meio da carreira e como escrever um currículo de mudança de carreira poderoso . Certifique-se, também, de direcionar suas cartas de apresentação para os novos empregos para os quais você está se candidatando.
- Use sua rede existente: Não sinta que precisa iniciar uma rede totalmente nova só porque está mudando de marcha. Informe amigos próximos e confidentes de confiança que você está pensando em se mudar e compartilhe os detalhes sobre o que está procurando. Você nunca sabe quais trabalhos virão para as caixas de entrada das pessoas.
- Olhe dentro de sua empresa atual: Quem conhece você melhor do que sua empresa atual? Mesmo se você estiver fazendo uma grande mudança – de RH para vendas, por exemplo – seu local de trabalho atual pode estar disposto a trabalhar com você para fazer essa transição. Como a gerência conhece suas habilidades e realizações, eles podem estar mais dispostos a correr riscos e experimentá-lo em uma nova posição.
- Expanda sua rede: comece a participar de eventos de networking no campo em que deseja trabalhar. Prepare um pitch de elevador e use-o enquanto faz aulas, socializa com amigos, etc. Informe a todos o tipo de posição que você deseja e como ela se encaixa logicamente em seu histórico de trabalho, mesmo que pareça um salto.
- Faça entrevistas informativas: Uma maneira fácil de expandir sua rede e aprender a linguagem do novo campo em que deseja entrar é fazer entrevistas informativas .
- Prepare-se para entrevistas de emprego: Quando você estiver mudando de carreira, precisará convencer o entrevistador de que possui as qualificações certas para o trabalho. Essas dicas ajudarão você a vender suas habilidades e a conseguir uma entrevista de emprego de mudança de carreira .
- Uma última dica: considere ir devagar, especialmente com mudanças drásticas. Se você tem uma posição de marketing, mas deseja fazer algo com criatividade prática, considere iniciar uma loja online ou criar um site para vender os seus serviços. Trabalhe nisso durante as noites e fins de semana, até ter uma noção clara se é financeiramente sustentável e gratificante. Além disso, existem estratégias que você pode implementar em seu emprego atual para ajudar a garantir que sua próxima mudança de emprego seja bem-sucedida .
Em cada etapa de sua transição de carreira, pense em seus anos de experiência como uma vantagem, e não um impedimento.
Sua experiência ainda é significativa e pode favorecer a sua carreira futura, mesmo que seja diferente do que você estava trabalhando anteriormente.
Para você fazer essa transição de carreira de forma segura, mais rápida e alavancar os seus resultados com consistência, considere ser desenvolvido e ter o acompanhamento durante o seu processo de mudança, através do Coaching de Carreira.
Sucesso em sua jornada!