O mercado de trabalho está mudando aceleradamente e, com o avanço da tecnologia, é indispensável repensar a carreira, se não quiser ficar fora dele, independente da área de atuação.
Ainda em 2019, a Dell encomendou a pesquisa “Projetando 2030”, que apontou que 85% dos empregos que existirão nos próximos oito anos serão novos. Além disso, 30 milhões de vagas serão modificadas no mundo, pelo impacto de tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial). Esse futuro não está distante, o presente já é composto por posições que antes eram impensáveis de se tornarem realidade um dia.
Essa mudança no campo profissional, reflete numa mudança significativa na forma contratar talentos, trabalhar e fazer novos negócios. Por isso, o futuro das posições dentro da área de inovação nas empresas, que não querem ser “banidas do mercado”, deverá ter duas coisas em comum: colaborativa e integradora.
Fique de olho nestas cinco profissões que, num tempo longínquo, não pensaríamos que fossem existir algum dia, mas agora já são realidade, segundo o Consultor de Tendências Edu Paraske, em entrevista à FORBES Brasil, com explicação adaptada por mim, Patrícia Gonçalves, Especialista em Gestão de Carreiras e Lideranças e Humanização de Talentos na Era Digital, para sua melhor compreensão:
DESIGNER DE MODELO DE NEGÓCIOS
Esse profissional apoia as equipes de inovação corporativa em sua busca por novas oportunidades de negócios desejáveis, viáveis que possam agregar valor e resultados de negócios, sem perder tempo e dinheiro. Ele cria e desenvolve modelos de negócios que são adequados aos fluxos financeiros, ou seja, de receita e estratégias de preços para novos produtos ou serviços. Além disso, o Designer de Modelo de Negócios ajuda marcas a inovarem em outros modelos de negócios, para que não fiquem apenas no core business.
ESPECIALISTA EM METAVERSO
Esse especialista é responsável por repaginar o mundo virtual para o mundo 3D, a partir de tecnologias com realidade aumentada, e grandes marcas vão adotar o metaverso não apenas para experiências imersivas, como eventos, reuniões, passeios, entre outros; mas para transformar a experimentação de produtos também. Já pensou em fazer o test drive de um carro sem ter que se deslocar até a concessionária? O especialista em metaverso precisará compreender o que é preciso fazer, analisar todas as possibilidades que esse ecossistema oferece e definir o melhor caminho a seguir.
ESPECIALISTA EM NFT (non fungible token) / BLOCKCHAIN
Os NFTs se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021, com um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de 250 para 389 milhões de dólares, enquanto o primeiro trimestre de 2021 teve um valor total de vendas de US$ 2 bilhões. Estima-se que “não alcançamos nem 10% de todo o potencial de negócios com NFTs”. Esses resultados apontam para boas perspectivas e oportunidades para negócios se tornarem mais rentáveis ao “utilizar tecnologias para abertura de novas unidades de negócios, como games, coleções licenciadas, artes ou peças do mundo fashion, entre outros”, afirma Edu Paraske. E é aí que entra o papel do Especialista em NFT/Blockchain, que tem profundo conhecimento sobre o assunto e será responsável por apoiar a organização a tomar a melhor decisão para o negócio.
PROTOTIPADOR BASEADO EM DADOS
“Os dados e a maneira de visualizá-los estão cada vez mais acessíveis e intuitivos. Em breve, as tecnologias chegarão no estado da arte para promover um acesso amigável aos dados em todas as plataformas e para todas as áreas.” O Prototipador baseado em dados é responsável por ter ideias de prototipação a partir da análise de dados, definir ações estratégicas, quais tipos de testes devem ser feitos, como os experimentos serão testados, como será a experiência do usuário e qual protótipo deverá ser colocado em prática para gerar negócios e fazer a diferença para a companhia.
E por último, ainda tem a profissão de AGENTE DE MUDANÇA DA INOVAÇÃO
Muitas empresas, principalmente as maiores no segmento de Tecnologia da Informação, já tem profissionais semelhantes na Governança ou na área de Inovação, ou até mesmo dentro da área de RH, os chamados “double hat” ou seja, alguém acumula esta função de treinar e aculturar a empresas. Mas, o Agente de Mudança da Inovação é aquele profissional essencial e estratégico que toda organização precisa ter para assumir a responsabilidade de transformação da cultura de inovação.
Se você é uma pessoa que pensa em seu futuro profissional, ficar por dentro das tendências e profissões que já são realidade em muitos negócios, e você que nem imagina, pode te ajudar a sair na frente e ser mais valorizado no mercado.
Gostou desse conteúdo?
Deixe abaixo os seus contatos e saiba como a Mentoria de Carreiras (1:1) pode te ajudar a fazer a sua Transição Profissional e se diferenciar no mercado.
© 2017, Patrícia Gonçalves, CocriarSe School, Todos os direitos reservados.