O mercado está cada vez mais competitivo e, diante das mudanças que estão cada vez mais rápidas e das transformações digitais, muitos profissionais, mesmo que altamente qualificados e experientes, estão perdendo espaço para seus concorrentes. Isso é esperado, principalmente porque as necessidades dos consumidores mudaram consideravelmente nos últimos dez anos e estão muito mais seletivos para comprar produtos e serviços. Afinal, não basta ter um bom preço, deve-se ter valor agregado ao que está sendo oferecido também.

A analogia de profissional como “produto na prateleira do mercado”, define se somos profissionais despreparados e descartáveis ou profissionais diferenciados e desejados. Quando você vai a um supermercado e precisa comprar uma lata de óleo, por exemplo, você comprará a lata que estiver amassada e com informações sobre a validade e os ingredientes duvidosos, ou a que estiver em ótimo estado de conservação, têm informações claras e algo a mais a oferecer?

O que faz uma pessoa escolher “entre a melhor e a pior lata” está relacionado ao DIFERENCIAL COMPETITIVO, mesmo que ambas tenham o mesmo preço. E o mercado profissional se comporta da mesma forma. Produtos e serviços que possuem alto valor agregado e são diferenciados conseguem conquistar uma fatia maior do mercado, mesmo que sejam mais caros.

Muitos profissionais se enganam acreditando que ter qualidade é ter diferencial competitivo, porém, qualidade é uma condição básica, ou seja, deve fazer parte de qualquer produto e serviço. Mas, então, o que de fato é diferencial competitivo e como usá-lo à seu favor na oferta de seus produtos e serviços? Continue lendo esse artigo para aprender mais sobre esse assunto.

A primeira coisa que você deve ter em mente que concorrente é todo aquele que atrai os seus possíveis futuros clientes para comprarem dele, do que de você. E isso está ligado diretamente ao diferencial que ele possui frente aos serviços e produtos que você ou sua empresa oferece.

Um diferencial competitivo deve ter as características fundamentais abaixo, segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School em Administração e Economia:

1. Não ser copiado ou imitado facilmente: um diferencial competitivo só existe se aquilo que é oferecido não pode ser copiado facilmente. Se você é um profissional autônomo, empregado, profissional liberal ou tem uma pequena, média ou grande empresa, e oferece atendimento personalizado e exclusivo, de qualidade, e usa alguns canais de atendimento para realizá-lo, isso pode ser facilmente copiado por sua concorrência e, portanto, passa a não ser um diferencial competitivo.

2. Deve ser único: isso significa que não deve haver outras formas de suprir as necessidades do mercado consumidor e cria uma posição de valor frente aos concorrentes. Se a sua tecnologia ajuda um público específico a aumentar os seus resultados em menos tempo, é seguro e fácil de usar, e é único no mercado, será um diferencial competitivo.

3. Ser superior/melhor que dos concorrentes: a performance dos seus produtos e serviços devem ser superiores aos de seus concorrentes. Se a sua garantia é maior e o seu suporte é mais rápido, se tem um método consolidado e funciona de maneira mais rápida e eficaz, esses são diferenciais que podem contribuir com sua posição de destaque no mercado. 

4. Se aplicar a múltiplas situações: o diferencial competitivo escolhido deve ser aplicável a múltiplas situações, por isso, é tão importante ter planejamento e normas e procedimentos bem detalhados e fazer uma boa gerência de projetos ao criar um produto e serviço. Um exemplo clássico é a Apple, que possui um software único e aplicável a qualquer um de seus produtos, como smartphones, tablets, notebooks, relógios etc.

4. Deve ser sustentável: o seu produto e serviço podem ter todas as características acima, porém, se não forem sustentáveis, não terão diferencial competitivo, pois deve ser sustentável, se manter ao longo do tempo, suportar diversas situações, com lucratividade e crescimento contínuo. Além da Apple, que continua crescendo por possuir todas essas características, podemos exemplificar outras empresas como: Amazon, Microsoft, entre outras.

Não precisa ser um grande profissional e empresa para ter diferencial competitivo, pelo contrário, é necessário pensar nele a partir do momento que se pretende empreender e até mesmo, buscar um posto de trabalho dentro de uma organização.

Você pode ser o produto mais desejado na prateleira do mercado, cobrar o preço ideal, encantar os seus clientes, continuar crescendo e afastar a concorrência, fazendo melhorias na oferta e entrega de seus produtos e serviços, a partir de um olhar mais clínico das necessidades reais do seu cliente ideal e criando as estratégicas corretas.

Quais são os seus maiores desafios no mercado atualmente para ter diferencial competitivo na sua carreira e negócio? Gostaria de saber por onde começar e o que fazer para que o seu cliente compre apenas de você ou da sua empresa e afastar de vez a concorrência? 

Responda a Pesquisa de Benchmarking Profissional/2021 abaixo, ganhe um livro de presente e continue recebendo nossos conteúdos exclusivos.

Abrir bate-papo
1
Olá! Estamos online 👋
Bem-vindo(a)! 🚀
Como podemos ajudar?